Cofinanciado pelo POSEUR

Compostagem e separação de orgânicos dos vianenses continua a resultar na atribuição de benefícios sociais. ACAPO e ÍRIS INCLUSIVA foram contempladas.

A poupança alcançada desde abril com o desvio de resíduos orgânicos do aterro conseguida pelos vianenses, através da compostagem doméstica e da recolha seletiva de orgânicos na zona urbana, resultou na entrega de benefícios sociais à ACAPO e à ÍRIS INCLUSIVA.  Estas instituições de solidariedade social podem agora utilizar um conjunto de novos equipamentos para melhor desenvolverem o seu importante papel solidário.

A cerimónia de entrega de benefícios sociais ocorreu no dia 11 de novembro de 2019, a bordo do navio Gil Eannes. Na cerimónia estiveram presentes o Padre Renato Oliveira, “padrinho” do projeto Viana Abraça, o vereador e Presidente do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), Vítor Lemos e a vereadora da coesão social, Carlota Borges.

Com a poupança alcançada, o projeto Viana Abraça e a Câmara Municipal de Viana do Castelo conseguiram atribuir, à ACAPO e à ÍRIS INCLUSIVA, quatro aparelhos de ar condicionado, uma aparelhagem de som portátil, uma máquina de lavar roupa, uma bengala, dois fogões, um termoacumulador e um frigorífico.

Por cada euro poupado com a compostagem doméstica e a recolha seletiva de orgânicos na zona urbana, a Câmara Municipal de Viana do Castelo junta outro euro. O total do valor arrecadado reverte a favor da atribuição de benefícios sociais, como a aquisição de bens que ajudam a melhorar o funcionamento das instituições de solidariedade social de Viana do Castelo.

O projeto Viana Abraça encontra-se dividido em dois eixos. O eixo rural, que incentiva a separação de resíduos orgânicos através da compostagem doméstica. E o eixo urbano, que incentiva a recolha seletiva de resíduos orgânicos. Estes dois eixos permitem, com a adesão dos vianenses, contribuir para o desvio de resíduos orgânicos do aterro e, consequentemente, para o aumento da atribuição de benefícios sociais às instituições do Município de Viana do Castelo.

Para se atingir um maior número de benefícios, resultantes da poupança alcançada com o desvio de resíduos orgânicos do aterro, o projeto Viana Abraça continua a contar com a adesão dos vianenses à compostagem doméstica e à separação de resíduos orgânicos.

Separe orgânicos, seja solidário!

 

Eng. Vítor Lemos, presidente do Conselho de Administração dos SMSBVC e Dra. Carlota Borges, Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Representantes dos SMSBVC, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e das instituições sociais Íris Inclusiva e ACAPO.

Bens entregues à ACAPO e  ÍRIS INCLUSIVA.

Bens entregues à ACAPO e ÍRIS INCLUSIVA.

Navio Gil Eannes.