Cofinanciado pelo POSEUR

Viana diminui a quantidade de resíduos depositados em aterro

*VA-CD – Viana Abraça – Compostagem Doméstica; RS 3F + RUB: recolha seletiva nos ecopontos + recolha seletiva de resíduos orgânicos junto de cantinas, restaurantes, etc.

 

Projeto Viana Abraça – Compostagem Doméstica ajudou a contrariar a tendência nacional de aumento de resíduos em aterro

Contrariando a tendência nacional, o Município de Viana do Castelo tem vindo a diminuir a quantidade de resíduos depositados em aterro. No primeiro trimestre deste ano, essa deposição firmou-se nas 7.458 toneladas, o correspondente a um decréscimo de 5% face ao período homólogo de 2018, em que se depositaram 7.873 toneladas.

Estes números sugerem que Viana do Castelo está a conseguir desacoplar o aumento da produção de resíduos urbanos (RU) do crescimento económico, em contraste com o panorama geral nacional – desde 2013, tem-se verificado um aumento na produção total de RU em Portugal Continental e, entre 2013 e 2018, registou-se um aumento anual médio de 3% e um aumento total de 12,5% na produção total de RU.

Os resultados apresentados estão em linha com a forte adesão dos vianenses ao projeto Viana Abraça, caracterizado pelo incentivo à separação doméstica e ao aumento da valorização de resíduos orgânicos e implementado pelos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo.

 

Viana Abraça a compostagem e a separação de resíduos orgânicos

O projeto Viana Abraça surgiu em 2018, em Viana do Castelo, com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados enviados para aterro. Esta iniciativa está dividida em dois eixos: o rural, em que se pretende incentivar a prática da compostagem doméstica; e o urbano, em que se pretende potenciar a separação doméstica de resíduos orgânicos.

Ao primeiro eixo, em marcha desde julho do ano passado, está associada a distribuição gratuita de 7.500 kits de compostagem. Até à data, mais de 5.500 vianenses já aderiram ao projeto.

O segundo eixo do projeto Viana Abraça terá início brevemente e contará com a instalação de 480 contentores de deposição seletiva de resíduos orgânicos alimentares na cidade – nas freguesias da Areosa, Darque, Meadela, Monserrate e Santa Maria Maior – e com a oferta de 22.000 baldes domésticos para a separação desses resíduos. Desta forma, prevê-se que Viana do Castelo continue a diminuir a quantidade de resíduos indiferenciados enviada para aterro.

Aos benefícios ambientais associados à valorização de biorresíduos, somam-se as vantagens sociais – por cada euro poupado com o desvio de resíduos orgânicos de aterro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo junta outro euro para fazer face a necessidades materiais das instituições de solidariedade social do município.

Os investimentos associados à operação Viana Abraça, apoiados pelo PO SEUR através do Portugal 2020 e do Fundo de Coesão da União Europeia, visam a diminuição da deposição de biorresíduos alimentares e verdes em aterro através (i) da sensibilização para a prática de compostagem doméstica (ii) da deposição seletiva (iii) da implementação de uma rede de recolha coletiva dedicada aos biorresíduos alimentares bem como (iv) da implementação do sistema PAYT.