Cofinanciado pelo POSEUR

Viana Abraça a separação de resíduos orgânicos na cidade!

Arranca a 2ª fase desta iniciativa pró-social e ambiental, única a nível nacional

Os habitantes da cidade de Viana do Castelo vão poder começar a separar os resíduos orgânicos em suas casas e, com isso, ajudar instituições de solidariedade social do município.

A cidade vai receber 480 contentores para deposição coletiva de biorresíduos alimentares e duas viaturas para assegurar a sua recolha. A equipa do Viana Abraça vai visitar os vianenses nas suas casas e entregar, gratuitamente, 22.000 baldes domésticos para a separação deste tipo de resíduos.

Na ótica da economia circular, os resíduos orgânicos separados serão alvo de valorização, dando origem a composto – um fertilizante natural que pode ser utilizado de forma segura em jardins, canteiros, hortas e campos agrícolas.

Aderir ao projeto é fácil. Basta preencher dois requisitos: ser solidário, e morar numa das seguintes freguesias de Viana do Castelo: Areosa, Darque, Meadela, Monserrate ou Santa Maria Maior. Depois, os vianenses apenas terão de continuar a pôr em prática os comportamentos já enraizados de separação de outros materiais, aplicando-os aos restos de alimentos crus ou cozinhados.

Separar resíduos alimentares: uma maneira fácil e eficaz de ajudar o próximo

Para além da poupança de recursos e do benefício ambiental que representa, esta separação de resíduos orgânicos tem ainda um benefício social associado. Por cada euro poupado com a separação de resíduos orgânicos, a Câmara Municipal de Viana do Castelo junta outro euro. O valor arrecadado reverte a favor de instituições sociais do município. Por isso, quanto mais resíduos orgânicos forem separados pelos vianenses, maiores os benefícios atribuídos a quem mais precisa.

Primeiro, a compostagem nos jardins e quintais; agora, a separação dos resíduos alimentares na cidade

A separação de resíduos orgânicos alimentares na cidade é a segunda fase da operação dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, que visa diminuir a quantidade de resíduos em aterro. A primeira fase, que se caracteriza pela distribuição gratuita de kits de compostagem aos vianenses com jardim ou quintal, começou em julho do ano passado e ainda está a decorrer.

No perímetro rural do município, o projeto Viana Abraça tem avançado com sucesso, contando já com mais de 5.000 kits de compostagem entregues. Agora, Viana do Castelo prepara-se para estender a separação de resíduos orgânicos ao perímetro urbano.

A chegada do Viana Abraça à cidade vem, assim, dar continuidade ao trabalho de valorização de resíduos orgânicos cujos resultados alcançados na zona rural têm contribuído para uma redução significativa da quantidade enviada para aterro.

Os resíduos orgânicos são uma parte significativa dos resíduos atualmente depositados em aterro, conduzindo à formação de gases com efeito de estufa, que são nefastos para o ambiente.

Para fazer frente aos problemas ambientais – como a emissão de gases de efeito de estufa e as consequentes alterações climáticas -, e antecipando-se à muito recente diretiva europeia que obriga à separação de resíduos orgânicos a partir de 2024, Viana do Castelo está, mais uma vez, a dar o exemplo no âmbito da gestão de resíduos, através da implementação do projeto Viana Abraça.

Os vianenses que se juntem a esta iniciativa estarão não só a dar continuidade ao desempenho notável do município no que diz respeito à gestão de resíduos, mas também a contribuir de forma direta para a melhoria da qualidade de vida de munícipes mais vulneráveis. É um gesto simples e correto, cujos benefícios ecoam em diversas esferas da comunidade.