Cofinanciado pelo POSEUR

Viana Abraça a Separação de Orgânicos arranca na Amorosa

No início do mês, as ruas da Amorosa acordaram diferentes. Foi neste lugar, na freguesia de Chafé, que foram instalados os primeiros contentores de deposição coletiva de resíduos orgânicos previstos na operacionalização do projeto Viana Abraça na zona urbana. Ao mesmo tempo, estão a decorrer ações de distribuição dos baldes domésticos para separação deste tipo de resíduos, tendo já sido captadas quase 200 famílias.

A contentorização desta zona da cidade é apenas o início: Viana do Castelo vai receber 480 contentores para deposição coletiva de biorresíduos alimentares e duas viaturas para assegurar a sua recolha. A equipa do Viana Abraça já está no terreno a fazer visitas aos vianenses, nas suas casas, para lhes entregar os baldes domésticos que permitem abrir os novos contentores.

Desta forma, em vez de irem parar a aterro, os resíduos orgânicos separados serão alvo de valorização, dando origem a composto – um fertilizante natural que pode ser utilizado de forma segura em jardins, canteiros, hortas e campos agrícolas.

Para além da poupança de recursos e do benefício ambiental que representa, esta separação de resíduos orgânicos tem ainda um benefício social associado. Por cada euro poupado com a separação de resíduos orgânicos, a Câmara Municipal de Viana do Castelo junta outro euro. O valor arrecadado reverte a favor de instituições sociais do município. Por isso, quanto mais resíduos orgânicos forem separados pelos vianenses, maiores os benefícios atribuídos a quem mais precisa.