Cofinanciado pelo POSEUR

Colóquio Viana Abraça – Resultados e prospetivas

Oradores destacam caráter inovador, pioneiro e colaborativo do Viana Abraça

O pioneirismo subjacente ao projeto do município de Viana do Castelo com vista à redução da quantidade de resíduos orgânicos em aterro foi enaltecido por vários oradores no Colóquio Viana Abraça, no dia 17 de abril. A Presidente da Comissão Diretiva do PO SEUR, Helena Pinheiro de Azevedo, reconheceu o caráter inovador do Viana Abraça, destacando a convivência de estratégias diferenciadas para a zona urbana e para a zona rural, bem como a componente pró-social que lhe está associada – por cada euro poupado através da compostagem, a Câmara Municipal de Viana do Castelo junta outro euro para ajudar a fazer face a necessidades de instituições de solidariedade social do município.

O Colóquio Viana Abraça – um evento para apresentação de resultados, conquistas e desafios inerentes à valorização de resíduos orgânicos em Viana do Castelo – reuniu uma dezena de oradores e mais de uma centena de participantes. Neste evento, foram divulgados os resultados do projeto de compostagem na zona rural de Viana do Castelo até à data, bem como o modelo de trabalho a implementar no âmbito da operacionalização do projeto Viana Abraça na zona urbana, oferecendo um panorama atualizado e completo do progresso da valorização de resíduos orgânicos no município.

Numa manhã de partilha de conhecimento, saudou-se o espírito colaborativo entre instituições como a Lipor, a Resulima e o município de Viana do Castelo.

Após nove meses de trabalho no terreno, a iniciativa “Viana Abraça a compostagem”, caracterizada pela distribuição de kits de compostagem, regista uma taxa de adesão global de 83%. Em maio deverá arrancar a vertente urbana do projeto: “Viana Abraça a separação de orgânicos”.

Viana Abraça a compostagem

A primeira fase da operação dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, que visa diminuir a quantidade de resíduos em aterro, caracteriza-se pela distribuição gratuita de kits de compostagem aos vianenses com jardim ou quintal. Começou em julho do ano passado e ainda está a decorrer.

No perímetro rural do município, o projeto Viana Abraça tem avançado com sucesso, contando já perto de 5.000 kits de compostagem entregues. Agora, Viana do Castelo prepara-se para estender a separação de resíduos orgânicos ao perímetro urbano.

Viana Abraça a separação de orgânicos

Os habitantes da cidade de Viana do Castelo vão poder começar a separar os resíduos orgânicos em suas casas e, com isso, ajudar instituições de solidariedade social do município.

A cidade vai receber 480 contentores para deposição coletiva de biorresíduos alimentares e duas viaturas para assegurar a sua recolha. A equipa do Viana Abraça vai visitar os vianenses nas suas casas e entregar, gratuitamente, 22.000 baldes domésticos para a separação deste tipo de resíduos.

Na ótica da economia circular, os resíduos orgânicos separados serão alvo de valorização, dando origem a composto – um fertilizante natural que pode ser utilizado de forma segura em jardins, canteiros, hortas e campos agrícolas.

Aderir ao projeto é fácil. Basta preencher dois requisitos: ser solidário, e morar numa das seguintes freguesias de Viana do Castelo: Areosa, Darque, Meadela, Monserrate ou Santa Maria Maior. Depois, os vianenses apenas terão de continuar a pôr em prática os comportamentos já enraizados de separação de outros materiais, aplicando-os aos restos de alimentos crus ou cozinhados.