Cofinanciado pelo POSEUR

Viana Abraça a compostagem doméstica resulta na atribuição de benefícios sociais

Graças aos vianenses que aderiram ao projeto Viana Abraça, fazendo a compostagem nos seus jardins e quintais, o Centro Paroquial e Social de Santa Leocádia de Geraz do Lima foi presenteado com equipamento novo, destacando-se um aquecedor, uma televisão e um frigorífico, fundamentais para melhorar a qualidade de vida de quem passa o seu tempo no Centro Social.

A primeira entrega dos benefícios sociais associados ao Viana Abraça aconteceu ontem, nas instalações do Centro Paroquial e Social de Santa Leocádia de Geraz do Lima. A sessão contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Vítor Lemos.

O projeto Viana Abraça surgiu em Viana do Castelo como uma iniciativa pioneira, que pretende reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterro e, com isso, alcançar benefícios não só ambientais, mas também sociais. No âmbito deste projeto, por cada euro poupado com a separação e valorização de resíduos orgânicos, a Câmara Municipal de Viana do Castelo junta outro euro. O valor total arrecadado é utilizado para, periodicamente, adquirir bens ou equipamentos necessários para instituições de solidariedade social do município, proporcionando maior conforto e melhor qualidade de vida aos seus utentes.

O Centro Paroquial e Social de Santa Leocádia de Geraz do Lima é apenas a primeira de várias instituições a serem recompensadas com benefícios decorrentes da separação de resíduos orgânicos em Viana do Castelo. Brevemente, terá início a segunda fase do projeto Viana Abraça, que estende a separação de resíduos orgânicos aos residentes da zona urbana do município. Desta forma, prevê-se que a quantidade de resíduos orgânicos separados e valorizados aumente ainda mais, evitando o seu envio para aterro. A poupança será maior, assim como os benefícios a atribuir.