Cofinanciado pelo POSEUR

Viana do Castelo bateu recorde na separação de materiais para reciclagem em 2018

Ao longo do ano passado, Viana do Castelo bateu recordes na separação de materiais para reciclagem. Em 2018, foi registada uma retoma da recolha seletiva trifluxo de mais de 5.271 toneladas o que representa uma taxa de recuperação de 18% do total de resíduos urbanos produzidos. Estes valores representam um recorde absoluto, já que os vianenses nunca tinham ultrapassado a barreira das 5.000 toneladas de material enviado para reciclagem.

Assim, cada vianense contribuiu com 57,66 quilos, superando a meta para a retoma de recolha seletiva a nível nacional (PERSU 2020).

O papel/cartão foi o material que apresentou uma evolução mais positiva, registando um crescimento de 16%, seguindo-se das embalagens/metais, que registou um aumento de 9%. O vidro foi o material que contrariou esta tendência, registando uma diminuição de 0,13%, o que poderá estar relacionado com o aumento da produção de bebidas em embalagens tetra pack, como os vinhos, em detrimento do vidro.

Recorde-se que o Município de Viana do Castelo dispõe de mais de 595 ecopontos, cerca de um ecoponto para cada 142 habitantes. Em 2018, cada ecoponto recebeu uma média de quase 10 toneladas de recicláveis.

A recolha de resíduos indiferenciados (lixo doméstico) registou um aumento de 1,97% face ao ano anterior, totalizando 33.704 toneladas depositadas diretamente em aterro, sem qualquer valorização.

Brevemente, no âmbito da estratégia para a prevenção e redução da produção de resíduos com destino a aterro, os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) vão implementar, no perímetro urbano, um sistema de recolha seletiva de biorresíduos alimentares inovador e pioneiro no país, com o objetivo de captar uma maior quantidade de resíduos valorizáveis, que têm vindo a ser desperdiçados enquanto recursos.