Cofinanciado pelo POSEUR

Vamos pôr os resíduos orgânicos a circular!

Resíduos orgânicos

Imagine que vive num mundo onde cada um de nós consome apenas os recursos de que precisa, que os bens de que dispomos para o nosso conforto não são descartáveis, podem ser rentabilizados através de uma utilização partilhada, são reparados e no fim da sua vida útil são convertidos em matérias-primas para novos produtos.

Imagine ainda que tudo isto é fundamentalmente alimentado por fontes de energia mais limpas, com um ciclo renovável e que a criação de emprego assenta neste novo paradigma. Esse é o mundo da Economia Circular, uma mudança de paradigma que mobiliza um enorme esforço na União Europeia para assegurar a sustentabilidade do nosso modo de vida e um mundo mais equilibrado para todos.

Em Portugal, quase metade dos resíduos sólidos urbanos produzidos são resíduos orgânicos: resíduos alimentares produzidos na preparação e confeção de refeições e resíduos verdes produzidos em jardins e quintais. Estes resíduos são recicláveis, podem ser transformados em energia elétrica ou fertilizante natural (composto), substituindo a importação de energias fósseis e de fertilizantes sintéticos, criando empregos no setor da gestão de resíduos e das indústrias da reciclagem, com óbvias vantagens ambientais, económicas e sociais.

O Projeto Viana abraça, promovido pelos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) tem como objetivo fomentar a separação e incrementar a valorização de resíduos orgânicos, evitando a sua deposição em aterro e potenciando o papel deste recurso desaproveitado na Economia Circular.

É um projeto que conta com um investimento global superior a 5 milhões de euros apoiados pelo PO SEUR do Portugal 2020, através do Fundo de Coesão da União Europeia.

Está em curso, nesta fase, a distribuição gratuita, em habitações com pequeno jardim ou quintal do Município de Viana do Castelo, de 7.500 kits de compostagem. Desde o arranque das ações de distribuição no passado dia 07 de julho foram instalados quase 240 kits de compostagem doméstica na freguesia de Alvarães, com taxas de adesão superiores a dois terços da população contactada, o que testemunha o acolhimento de que o projeto está a ser alvo.

Os equipamentos de compostagem distribuídos no âmbito do projeto VIANA ABRAÇA são construídos com a intervenção de utentes da APPACDM de Viana do Castelo, que assinam as unidades intervencionadas. Para além disso, a poupança gerada com o desvio dos resíduos orgânicos de aterro será convertida em apoios destinados a instituições de solidariedade social do Município de Viana do Castelo, o que testemunha a dimensão da coesão social do projeto, lado a lado com o seu papel no futuro da gestão de resíduos no Município.

Incluído no kit de compostagem distribuído gratuitamente está o Nutrimais, 5 L de composto 100 % natural proveniente da compostagem de resíduos orgânicos separados na origem, produzido na Central de Valorização Orgânica da LIPOR. O processo produtivo é totalmente controlado e o produto obtido é de elevada qualidade, assegurada por laboratórios acreditados para o efeito, garantindo o respeito pela natureza.

O Nutrimais é produzido com, entre outros, resíduos orgânicos separados por restaurantes, cantinas e outros estabelecimentos do Município de Viana do Castelo e recolhidos através do projeto de recolha seletiva porta-a-porta dos SMSBVC que este ano pretende alcançar o objetivo de 1.000 toneladas recolhidas. É isto a Economia Circular: os resíduos orgânicos de Viana do Castelo evitam o desperdício em aterro, são transformados num adubo natural e regressam agora ao Município para fertilizar hortas e jardins.

É este o objetivo do projeto Viana Abraça: pôr os resíduos orgânicos a circular.