Cofinanciado pelo POSEUR

566 vianenses já abraçaram a compostagem: 763 kits de compostagem entregues!

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) estão neste momento a implementar um projeto que prepara o futuro da gestão dos resíduos sólidos urbanos produzidos no nosso Município – o projeto VIANA ABRAÇA. Contando com um investimento global superior a 5 milhões de euros cofinanciados a 85% da despesa elegível pelo PO SEUR do Portugal 2020, através do Fundo de Coesão da União Europeia, este projeto tem como objetivo fomentar a separação e incrementar a valorização de resíduos orgânicos, evitando a sua deposição em aterro e potenciando o papel deste recurso desaproveitado na Economia Circular. Trata-se de um projeto assente em dois eixos:

  • um eixo vocacionado para o perfil urbano, contemplando a criação de uma rede de recolha seletiva de biorresíduos alimentares para 480 unidades de deposição e 22.000 utilizadores;
  • um eixo vocacionado para o perfil rural e periurbano, contemplando a distribuição de 7.500 kits de compostagem com o objetivo de fomentar as práticas domésticas e tradicionais de valorização orgânica.

Os equipamentos de compostagem distribuídos no âmbito do projeto VIANA ABRAÇA são construídos com a intervenção de utentes da APPACDM de Viana do Castelo. Para além disso, a poupança gerada com o desvio dos resíduos orgânicos de aterro será convertida em apoios destinados a instituições de solidariedade social do Município de Viana do Castelo.

Viana Abraça compostagem

O projeto Viana Abraça já conta 763 aderentes – vianenses que têm um compostor no quintal ou jardim para valorizar biorresíduos alimentares e verdes.

Viana Abraça compostagem

O projeto Viana Abraça já conta 763 aderentes – vianenses que têm um compostor no quintal ou jardim para valorizar biorresíduos alimentares e verdes.

A distribuição de kits de compostagem arrancou no passado dia 7 de julho, na freguesia de Alvarães, seguida de São Romão de Neiva. Atualmente as ações de campo estão centradas na freguesia de Castelo do Neiva. Até ao momento instalados 763 kits de compostagem em 566 aderentes. A taxa de adesão ao projeto no contacto porta-a-porta supera os 70%.