Cofinanciado pelo POSEUR

“Reciclar é agora”

Reciclar é agora

É o novo filme que nos mostra a importância da reciclagem e nos diz quanto custa tratar os resíduos urbanos em Portugal. Foi realizado através de uma parceria entre a EGF – Environmental Global Facilities, a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos e a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, para o 12.º Fórum Nacional de Resíduos.

Em Portugal são gastos por ano cerca de 755 milhões de euros no tratamento de resíduos urbanos. Uma percentagem muito significativa destes resíduos poderia ser separada e reciclada. A reciclagem é o caminho para a sustentabilidade, conduz a uma melhor gestão dos recursos naturais (redução do consumo de água e energia e da extração de novas matérias primas), à redução dos impactes dos aterros e da incineração, à redução das taxas de tratamento de resíduos e à criação de novos postos de trabalho.

O Projeto de valorização orgânica – Viana Abraça, sob a alçada dos SMSBVC, pretende ir ao encontro desta problemática e tem como estratégia a sensibilização e a disponibilização de meios para a separação de resíduos orgânicos valorizáveis e a sua compostagem. Perto de metade dos resíduos sólidos urbanos produzidos em Portugal continental correspondem a resíduos orgânicos.

Veja o filme em: https://www.youtube.com/watch?v=vxgdjgxqUxg