Não coloque embalagens biodegradáveis/compostáveis certificadas pela EN 13432 nos contentores Viana Abraça.
Sabia que há no mercado embalagens compostáveis, como sacos e cápsulas de café? Uma embalagem compostável é biodegradável e, como tal, os seus materiais podem ser transformados (ou biodegradados), por processos naturais, em substâncias mais simples que, como o composto, podem entrar de forma segura nos nossos sistemas naturais.
A Norma Europeia 13432 define os requisitos aos quais devem obedecer os materiais dessas embalagens de modo a que possam ser sujeitas a compostagem industrial. Em síntese, esta norma estabelece que o produto tem de sofrer uma desintegração não inferior a 90% ao fim de 12 semanas ou 90% de transformação em água ou biomassa (composto) num período de seis meses. A duração dos processos de compostagem industrial depende das características específicas do processo implementado em cada instalação.
A central de compostagem industrial da LIPOR, em Baguim do Monte, recebe e transforma os resíduos orgânicos recolhidos pelo projeto Viana Abraça. O processo de transformação dura um total de 30 dias. Foram realizados diversos testes com embalagens classificadas como biodegradáveis/compostáveis, como cápsulas de café, sacos e colheres.
Ao fim dos 30 dias, os testes revelaram que as embalagens testadas não sofreram sequer a desintegração necessária, como mostram as imagens, sobretudo no caso das cápsulas de café e das colheres. Quando isso acontece, estes materiais são retidos num crivo (filtro) no final do processo e são encaminhados para aterro. E aqueles que não é possível separar acabam por diminuir a qualidade imediata do composto produzido.
Por este motivo desaconselhamos a colocação de embalagens biodegradáveis/compostáveis certificadas pela EN 13432 nos contentores Viana Abraça.
No entanto, se faz compostagem doméstica poderá colocar este tipo de materiais no seu compostor, pois o tempo para a decomposição dos materiais é controlado por si, podendo estes materiais permanecer o tempo necessário até completarem a sua degradação.
Se não faz compostagem doméstica deve colocar este tipo de resíduos no contentor para resíduos indiferenciados.
Em todo o caso, estamos atentos à melhoria da natureza compostável das embalagens colocadas no mercado. Também estaremos atentos à evolução das especificidades do tratamento dos resíduos orgânicos do projeto Viana Abraça. Caso esta recomendação se altere trataremos de a divulgar.
Separe orgânicos, seja solidário!