Cofinanciado pelo POSEUR

Câmara Municipal de Viana do Castelo nas XV Jornadas do Ambiente

XV Jornadas do Ambiente

No passado dia 16 de novembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença no evento XV Jornadas do Ambiente, que se realizou no Auditório Municipal de Lousada.

Estas Jornadas tiveram como base o tema “Políticas Públicas Locais e Sustentabilidade: Desafios e oportunidades para os Municípios”, cujo principal objetivo foi debater sobre soluções de conservação da natureza e sustentabilidade, passando pela economia circular.

A Economia Circular é um modelo económico focado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. O projeto Viana Abraça, que pretende incentivar a separação e incrementar a valorização de resíduos orgânicos, evitando assim a sua deposição em aterro, assenta precisamente num dos grandes pilares deste conceito, o da transformação dos resíduos em recursos ao serviço da Economia Circular.

Nesta edição, foram apresentados vários projetos criativos e inovadores, num espaço de partilha sobre a superação de obstáculos, espelhando boas práticas e o melhor que se faz em Portugal, em abordagens de proximidade implementadas pelos municípios de norte a sul do país, num contexto de responsabilidade ambiental e social.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, que integrou o 2º painel desta edição, apresentou outro dos seus projetos – Escola da Natureza – que, em parceria com o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), foi vencedor do prémio Natura 2000 Award. O projeto visa aproximar estudantes do património natural e fomentar a valorização das áreas naturais e da biodiversidade.

No final deste evento foram ainda entregues os prémios do Fundo Ambiental e de Investigação Lousada Sustentável.