Mais de 2200 vianenses já abraçaram a compostagem!

O projeto Viana Abraça já conta com mais de 2200 aderentes.
Este projeto dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) assenta em dois eixos: um eixo vocacionado para o perfil urbano e um outro vocacionado para o perfil rural e periurbano. Trata-se de um projeto cujo objetivo é incentivar a separação e incrementar a valorização de resíduos orgânicos, evitando a sua deposição em aterro.
O eixo rural e periurbano do projeto, que está atualmente em curso, contempla a distribuição gratuita de 7.500 kits de compostagem, e tem como objetivo fomentar as práticas domésticas e tradicionais de valorização dos biorresíduos alimentares e verdes.
Desde o arranque do projeto, em julho, e até ao momento, foram instalados 2.574 kits de compostagem em 2.237 aderentes. A taxa de adesão ao projeto no contacto porta-a-porta ronda os 80%, o que testemunha o acolhimento de que o projeto está a ser alvo.
Já foram percorridas 8 freguesias e, atualmente, as ações de campo estão centradas na união de freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã.