Cofinanciado pelo POSEUR

Feira de Viana do Castelo reduz consumo de sacos plásticos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), assinalou a época pascal com a oferta de sacos reutilizáveis e resistentes aos visitantes da feira semanal, que se realiza no Campo D’Agonia.

Esta ação surge no âmbito da campanha “Feira Reluzente, Orgulho Vianense”, que visa sensibilizar os feirantes e visitantes para a separação seletiva dos resíduos, no sentido de contribuir para um recinto mais limpo e organizado, que seja motivo de satisfação e orgulho para todos os vianenses e para quem visita o espaço.

Com a colaboração dos comerciantes e dos clientes da feira semanal, os SMSBVC conseguiram com esta iniciativa reduzir consideravelmente o consumo de sacos de plásticos, sensibilizando as pessoas para o uso de materiais reutilizáveis e apelando à participação e responsabilidade de todos na manutenção do recinto da feira.

Os sacos, de fundo azul, foram concebidos com um design apelativo, transportando alguns elementos característicos de Viana do Castelo, tais como o representativo coração de Viana e a alusão aos lenços dos namorados, típicos da região do Minho.

Os visitantes mostraram-se agradavelmente surpreendidos e aderiram de imediato a esta iniciativa, colocando as suas compras nos sacos reutilizáveis, evitando assim o uso desnecessário de sacos de plástico.

No decorrer da ação, foram entregues 1780 sacos biodegradáveis, 1000 folhetos de informação/sensibilização, 500 sacos reutilizáveis e recolhidos 0,480 toneladas de papel/cartão e plástico, perspetivando-se a recolha de 12,480 toneladas destes recursos para o corrente ano de 2018.

Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico congratularam-se com a adesão do público a esta iniciativa, mostrando que Viana do Castelo é um município proativo e inovador, com uma população sensibilizada para as questões ambientais e que contribui ativamente para a sustentabilidade.